- Área: 1753 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Granitorre, Jatobá, Moredo, OWA, Omega Light, Portinari
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto faz parte de um plano diretor e deverá seguir crescendo, como a atuação da ONU no Brasil. A flexibilidade de poder fazer em etapas e manter a união de linguagem entre os diferentes blocos resolve o desafio de se prever o que vem por aí. A flexibilidade da ocupação é essencial neste caso.
Como premissa, o projeto deveria ser funcional, prático e econômico, mas ao mesmo tempo emblemático. Sendo o cliente a ONU, o projeto não deveria ostentar, mas deveria ter uma imagem compatível com o programa. Buscamos a elegância de uma solução simples com um design contemporâneo, seguindo as premissas da fase anterior.
A junção do Edifício novo com o Bloco Existente, criou um espaço agradável com um paisagismo e sombreamento. Utilizamos espécies que se adaptam bem ao clima de Brasília e muitas mudas foram e continuam sendo produzidas pelo jardineiro do PNUD. O espaço sombreado entre os edifícios teve uma grande aceitação por parte dos usuários.
O programa pedia muitos ambientes fechados, tentamos trazer muita luz, privacidade e conforto através dos brises, ventilação cruzada e uso da madeira. Utilizamos a madeira nas áreas internas para aquecer e dar conforto aos ambientes. Nas fachadas a textura dos vidros serigrafados brancos do sombreamento brinca com a luz do dia e tira a referência de escala do edifício, o que torna a composição mais interessante.